quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Biblioteca Comunitaria Sitio Vanessa

          
          Ha um certo tempo que venho faltando com meus amigos a respeito de um trabalho que merece apenas elogios. Trata-se de uma Biblioteca Comunitária chamada "Sitio Vanessa", que fica no final da Estrada do Anhaia, em Morretes. Próxima a entrada do Parque Estadual do Pau-Oco, via de acesso ao Salto Fortuna.
           Em uma bonita parceria com amigos e com uma ideia excelente na cabeça, três pessoas encabeçaram esse projeto que hoje já esta atingindo uma visibilidade nacional, saindo dos limites do município de Morretes e de seu respectivo estado. Os responsáveis por ele são Juliano Rocha, sua esposa Daniele Carneiro e meu amigo pessoal Edemilson Pereira, o dono do Sitio Vanessa , onde fica  a sede oficial da Biblioteca. Edemilson abraçou a ideia com toda a força quando Juliano veio ate ele com a proposta de um espaço onde os moradores locais e os visitantes pudessem ter acesso a cultura e ao entretenimento de forma totalmente gratuita, colaborativa e voluntaria. 
           Assim foi criada a Biblioteca do Sitio. Entre uma doação e outra, contando com a voluntariedade para a seleção, catalogo e armazenamento desses livros, a Biblioteca cresceu e, percebemos que o espaço já esta um tanto diminuto. Seria um grande problema se não fosse uma solução simples, explico-me: Próximo dali a apenas alguns singelos quilômetros, na localidade de Mundo Novo encontra-se uma Escola Estadual que esta de portas fechadas! Isso mesmo: A Escola Rural de Mundo Novo não esta ativa com sua condição pregressa: o ensino. Porem, podemos dar-lhe ainda a condição social tão necessitada na região. Falta-nos que um olhar atento de algum representante do povo, de uma "forcinha", fazendo o intermédio da população e da Biblioteca com os responsáveis governamentais da área educacional para que possa ser cedido um espaço mais amplo para a utilização da população.  Ora, admitamos que isso não é nada difícil, pois uma sala, que não esta sendo ocupada, serviria providencialmente para a realocação desse  precioso material que é utilizado por pessoas da mais variada idade, mas principalmente pelas crianças e infanto-juvenis.
          Morretes esta saindo na frente por essa ideia, cabe a nós ajudar. E caso meu caro leitor me pergunte "como?" adianto -me na resposta : Ha varias formas de ajudar a essa ideia pegar, vamos a elas:
1- Acessar e divulgar nas redes sociais o blog da Biblioteca do Sitio http://bibliotecadositio.blogspot.com/ . 
2- Divulgue esse texto entre seus conhecidos... Não custa nada!
3- Faça uma visitinha a Biblioteca. Visite, assine o livro de visita, pegue um livro, revista ou gibi, leia, fique com ele e cuide-o pelo tempo que for necessário, devolvendo-o quando for possível.
4- Conte para seus amigos, o boca a boca ainda é uma das melhores propagandas!
5- Doe! Mas não se esqueça: Antes de doar algo se pergunte "Eu gostaria de receber isso nesse estado?".
 Com esse simples passos você vai estar ajudando.
Conto com a colaboração de todos vocês!

Fotos: Papael e Juliano Rocha

Um comentário:

Daniele Carneiro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.